Planejamento de carreira: aumente sua felicidade profissional e drible a crise

Planejamento de carreira: aumente sua felicidade profissional e drible a crise

O planejamento de carreira não é exclusivo para jovens estudantes que querem descobrir suas habilidades, ou só para profissionais que desejam mudar de área, ao contrário do que muitas pessoas pensam. O planejamento de carreira é para qualquer um que queira se preparar na sua vida pessoal e profissional.  As pessoas planejam suas carreiras para poder viver melhor.

Como todos nós estamos cansados de saber, o Brasil está mergulhado em uma crise que atinge diversas áreas, não somente econômica e política, mas o que fazer quando a crise atinge o seu posto profissional? Houve um aumento significativo no nível de desemprego, inclusive muitas pessoas estão aproveitando este “empurrãozinho” para realizar mudanças significativas em suas carreiras.  O caminho para minimizar riscos na hora de mudar de área ou profissão passa obrigatoriamente pelo planejamento de carreira. O plano também é fundamental para quem sente que já está no rumo certo, mas busca ascensão profissional.

Nesses momentos, podem surgir inúmeras dúvidas e nem sempre é fácil estabelecer os próximos passos, justamente nesse ponto crucial que um planejamento de carreira pode fazer toda a diferença para guia-lo e ajuda-lo a driblar a crise. Ter um currículo atualizado constantemente com as necessidades do mercado amplia as possibilidades de empregabilidade e crescimento profissional, entretanto para especialistas em RH, o fator principal é o planejamento de carreira, inclusive em períodos turbulentos como o que estamos vivendo – e acredite, nunca é tarde para fazer o seu.

Você já parou para pensar como estará sua vida profissional daqui a 5, 10 ou 30 anos? Se a sua resposta for positiva, então você já deu os primeiros passos para a elaboração de um planejamento de carreira. Se não, está na hora de começar a pensar! É importante frisar que é preciso muito mais do que devaneios e boas intenções para ter um futuro brilhante: torna-se imprescindível traçar metas, ter uma estratégia que o faça trilhar caminhos que culminem para o tão desejado sucesso e principalmente ter atitudes compatíveis.

O planejamento de carreira é um grande aliado para os profissionais de saúde que querem enxergar riscos e identificar as melhores estratégias e oportunidades na sua trajetória profissional e pessoal. Com o planejamento, é possível identificar habilidades, pontos fortes e fracos, atitudes, valores pessoais e competências, ou seja, a base do planejamento está muito além de traçar objetivos e metas; sua base está no autoconhecimento.

Vamos a um grande exemplo: você trabalha em um grande hospital que não oferece um plano de carreira atrativo… se você não se planeja, se não sabe onde quer chegar, qualquer lugar e qualquer cargo lhe servirá, pois aparentemente você não tem perspectivas. Para que um planejamento de carreira realmente tenha o efeito desejado, é importante que a empresa forneça recursos para que o funcionário possa desenvolver as competências que lhe faltam, nesse sentido, os programas de treinamento são fundamentais, no entanto a iniciativa também pode e deve partir do próprio funcionário. Por que estamos dizendo isso?

Existem dois tipos de planejamento: aquele que você desenvolve para si mesmo e o que as empresas oferecem aos seus funcionários. Enquanto o segundo está cada vez mais raro, o primeiro vem se tornando essencial para uma vida profissional de sucesso! Se você tem consciência do que quer, não investirá em oportunidades ou qualificações que não farão sentido em sua vida e otimizará tempo e recursos para obter melhores resultados e alcançar seus objetivos mais rapidamente.

É preciso ter em mente que devemos trabalhar nossas forças, pois, é muito mais fácil potencializar habilidades que você já tem, do que desenvolver novas habilidades, logicamente isso também deve ser levado em consideração no momento de pensar um planejamento de carreira.

 

Planejamento de carreira é essencial para felicidade profissional

Segundo pesquisa da consultoria ETALENT em parceria com a Catho, profissionais que possuem planejamento de carreira podem ter uma vida profissional mais feliz do que os que não têm. De acordo com o levantamento, 55% das pessoas que possuem um plano de carreira se sentem felizes ou muito felizes com suas vidas profissionais. O estudo foi realizado com base em 5.294 respostas obtidas por meio de questionário online entre os dias 6 e 13 de março de 2015.

Somente 33% dos que não tem planejamento de carreira se declararam profissionalmente felizes. Por outro lado, 38% dos entrevistados que não possuem um plano de carreira se declaram pouco ou nada felizes com sua vida profissional. Este nível de insatisfação cai para 23% entre aqueles que contam com um plano de carreira estruturado.

O estudo também apontou que a felicidade na vida profissional aumenta de acordo com a idade. Enquanto 46% dos profissionais de até 35 anos se declaram felizes ou muito felizes com sua carreira, o índice sobre para 51% entre os brasileiros que têm acima de 35 anos. Quando analisamos apenas os profissionais que afirmam possuir um plano de carreira, 52% dos entrevistados de até 35 anos se declaram felizes contra 60% acima de 35 anos. Outra constatação da pesquisa é um maior índice de felicidade na vida profissional entre os homens (51%) do que entre as mulheres (44%).

 

Você ainda não elaborou seu planejamento de carreira ou já está na hora de atualizá-lo?

O planejamento de carreira e o desenvolvimento de um plano de negócios passam a ser, cada vez mais, condições necessárias para o sucesso dos profissionais da área de saúde. Médicos, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e demais profissionais da área precisam não apenas saber planejar minuciosamente o passo a passo necessário para o desenvolvimento de suas carreiras, mas também precisam aprender como montar um consultório ou clínica, o que exige conhecimento de gestão e negócios.

Além disso, entender que o marketing pessoal não é apenas um conceito vago, mas uma exigência para o profissional de saúde que quer estabelecer sua marca no mercado. O networking e o marketing pessoal são fundamentais na construção do plano de carreira. Você sabia?

Clique aqui agora e aprenda como elaborar e estruturar o seu planejamento de carreira corretamente, para atingir suas metas, aumentar sua felicidade profissional e driblar a crise!

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0

Portal Educa Saúde | Cursos EAD na área de saúde