Importância da Gestão Comercial em hospitais e clínicas durante a crise

Importância da Gestão Comercial em hospitais e clínicas durante a crise

A gestão comercial reúne um conjunto de processos que geram resultados positivos às clínicas e hospitais quando a sua execução é planejada correta e estrategicamente.

Afinal, a gestão comercial é a porta de entrada dos negócios de qualquer empresa, e isso não é diferente na área de saúde.

Em tempos de crise é necessário se atentar à gestão comercial, pois infelizmente uma boa parte das instituições de saúde não preza por ações preventivas em sua rotina, e quando a crise chega precisam tomar atitudes emergenciais.

Por exemplo, a questão da gestão comercial de convênios e contratos é um dos grandes problemas enfrentados, exatamente porque as empresas se preocupam bastante com a contratação e acabam deixando de lado a gestão, que é muito mais importante.

Pesquisas alertam para a falta de treinamento e motivação dos colaboradores e gestores envolvidos com o setor comercial, especialmente nas organizações de saúde.

Esse é um fator inquietante, por conta da crescente busca pela alta qualidade, menor custo, maior rapidez e flexibilização dos serviços contratados e prestados.

Então qual seria a melhor solução? Otimizar a gestão do setor comercial, tornando eficiente o uso dos recursos que representam uma parcela orçamentária importante.

Está na hora de evitar a ideia de que o controle comercial em hospitais se resume ao controle financeiro dos pagamentos.

Mas como fazer isso? Capacitando pessoas para coordenar a área comercial de hospitais e clinicas, dando uma visão ampla na formatação das negociações dos serviços a serem prestados.

Lembrando que é necessário dar ênfase na elaboração de tabela de taxas e diárias, formatação de contrato de prestação de serviços, análise nas coberturas e exclusões dos serviços, além do estudo da Lei 9.656.

gestão comercial

O aumento constante da demanda por serviços especializados em Saúde representa uma excelente oportunidade de negócio para médicos, odontólogos, bem como para os demais profissionais da área.

Entretanto, mesmo as principais escolas de saúde do país, ainda não dispõem de disciplinas específicas destinadas à capacitação destes profissionais e essenciais à prática do empreendedorismo, tais como legislação, gestão administrativa, financeira, comercial, dentre outras.

A maior vantagem na capacitação é contribuir para a formação de uma carteira de clientes, sobretudo para os profissionais mais jovens.

Por outro lado, há normas administrativas a serem seguidas, tais como processos e fluxos operacionais.

É necessário também aprender alternativas complementares para supervisionar os gastos e para melhorar o desempenho organizacional, inclusive, construindo uma relação melhor com as operadoras de saúde.

Para ter um setor comercial de sucesso, a equipe tem que ser comprometida e com o conhecimento necessário de todas as atividades a serem desenvolvidas nas diversas áreas do processo de atendimento, devendo ter:

  • Entrosamento com todas as outras áreas afins para obter melhores resultados para a sua instituição;
  • Conhecimento técnico de todas as atividades desenvolvidas nos diversos setores;
  • Uso correto dos indicadores necessários para as diversas avaliações;
  • Conhecer os modelos existentes de remuneração de serviços de saúde, seus pontos fortes e frágeis e definir a melhor forma de remunerar os serviços de saúde.

Todos esses itens têm papel importantíssimo para os gestores de saúde na busca da efetividade dos resultados positivos.

A gestão comercial deve assumir seu papel fundamental na realização dos objetivos estratégicos das organizações de saúde, percebendo as prioridades competitivas necessárias a cada serviço prestado e contratado.

gestão_comercial_1

Para isso, é necessário aperfeiçoar os processos administrativos e buscar a eliminação de ruídos e fluxos desnecessários.

Dessa forma haverá melhora no desempenho da circulação das informações e a redução das temidas glosas.

Você terá outra visão após fazer nosso curso.

Clique Aqui Agora e conheça nosso curso Gestão Comercial para Clínicas e Hospitais!

 

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0

Portal Educa Saúde | Cursos EAD na área de saúde