Gestor, um capitão em campo!

Gestor, um capitão em campo!

Leia agora essa interessante metáfora de Marcosuel Sousa, fazendo uma analogia entre o o papel do gestor e de um capitão de time de futebol!

Por Marcosuel Sousa*

A regra é clara, como diria Arnaldo César Coelho (comentarista esportivo) para iniciar uma partida de futebol é necessário que um jogador de cada equipe seja eleito o líder, um atleta que responda pelo time dentro de campo, e é identificado por uma braçadeira. O jogador que possui a braçadeira é denominado CAPITÃO.

O capitão é o administrador da equipe dentro de campo, o qual tem como atribuição principal representar os demais jogadores em situações que necessitem decisões, reivindicações e principalmente na comunicação com seus liderados. O líder é o exemplo a ser seguido. Na maioria das vezes este “cargo” é atribuído ao profissional que se destaca em suas atividades dentro e fora de campo, sendo referencial para os demais jogadores, é aquele em que os outros se espelham.

Temos dentro do nosso futebol vários exemplos de líderes surpreendentes, aqueles que quando não estão, fazem falta em campo, aquele que comanda, é rígido e maleável nas horas certas, orquestra a jogada, escuta e orienta os demais jogadores e está sempre se aperfeiçoando e ligado nas regras, ou seja, comprometidos com os fundamentos, táticas e esquemas a qual o time deve seguir.

Ser gestor de empresas é como ser um capitão dentro de campo. Líder, exemplo, conhecedor do jogo e com comprometimento contagiante, capacidade de persuasão e empatia são qualidades indissociáveis para um gestor competente e vitorioso.

Ser gestor é aceitar de imediato as atribuições de um líder dentro das organizações. O maior desafio, fazendo a analogia com um capitão de um time de futebol, é gerir sua equipe formada por pessoas com personalidades, posições e habilidades diferentes e fazer com que todos estejam imbuídos no maior objetivo que é levar a organização a alcançar suas metas e objetivos, muitas vezes em situações de resultados imediatos, com enorme pressão para ganhar a partida. Entendeu?

Que tal ler outros artigos sobre liderança e gestão de pessoas publicados em nosso portal?!Clique e veja mais sobre gestão liderança.

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0

Portal Educa Saúde | Cursos EAD na área de saúde