Gestão de Corpo Clínico

Estruturação Jurídica de Negócios

Você que vivencia diariamente as transformações da assistência hospitalar, sabe que novos desafios estão por vir e um deles é a gestão dos profissionais do corpo clínico. É melhor você estar preparado! Os corredores dos hospitais continuarão sendo o melhor escritório para você, mas atualizar seus conhecimentos certamente fará toda a diferença. Que tal ser um gestor de boas intenções e ao mesmo tempo um gestor de bons resultados? Matricule-se agora! O que você está esperando? Matricule-se já!

VALOR DO INVESTIMENTO | R$ 277,90

COMPRAR AGORA »

A evolução histórica da assistência hospitalar no Brasil e no mundo sofreu grandes transformações nas últimas décadas, e incluem diversos aspectos, que vão desde novas definições quanto ao tipo de modelo político-administrativo de assistência, até as inovações impostas pelas novíssimas adequações a critérios de qualidade.

Você que vivencia essas questões diariamente, sabe que novos desafios estão por vir. E é melhor estar preparado! Os corredores dos hospitais continuarão sendo o melhor escritório para todo gestor de Corpo Clínico, mas atualizar seus conhecimentos certamente fará toda a diferença.

O líder inspira sua equipe. É impossível separar o bom desempenho de qualquer organização de saúde, seja pública ou privada, de uma adequada postura de seu Corpo Clínico quanto às normas elementares de conduta, e seguimento às diretrizes operacionais, técnicas e éticas embutidas na missão da organização.

O médico que está na ponta do sistema determina, em última análise, a saúde organizacional. Não levar em consideração esse aspecto pode resultar em perda na eficiência técnica, na reputação da organização perante a comunidade onde está inserida e na credibilidade perante as fontes de investimento ou pagadores. Temos certeza de que você não quer isso.

COMPRAR AGORA »

Como este curso vai te ajudar?

A gestão dos profissionais do corpo clínico é um dos principais desafios das instituições de saúde.

Os desafios se multiplicam, pois é necessário engajar os médicos que são parte do corpo clínico, estreitando o vínculo com a instituição e, ao mesmo tempo, buscando a aderência às práticas da organização.

Público-alvo

Profissionais de saúde que exerçam posição de liderança em organizações de saúde públicas ou privadas, e profissionais de saúde interessados em conhecer aspectos relacionados à gestão de Corpo Clínico.

Qual o diferencial

Aqui na Educa Saúde você é levado a sério. Nosso foco é trazer conhecimentos exclusivos, voltados não apenas para a teoria, mas também na parte prática. Quantas vezes você já fez um curso e, na hora de aplicar, estava “perdido”? Isso não acontecerá!

O curso traz um foco prático e ao mesmo tempo teórico, gravado em videoaulas e com materiais complementares, assim o aluno terá uma maior absorção do conhecimento.

A grade curricular do curso foi montada por um profissional especialista no assunto e atuante na área, responsável também por ministrar as aulas aos alunos.

A importância da gestão do corpo clínico

Através do delineamento do seu corpo clínico, cada hospital pode traçar mecanismos de abordagem deste segmento de forma diferenciada com o intuito de identificar oportunidades de melhoria nas suas ações, corrigir distorções, filtrar processos e profissionais, redirecionar fluxos, planejar melhor alocação de recursos, criarem mecanismos de privilegiamento e desenvolver fidelidades.

Nós sabemos que essa não é uma receita simples com resultados instantâneos. Por isso estamos aqui para ajudar você nessa tarefa. Esse é o objetivo do nosso curso.

Se você ainda não está familiarizado com o tema de gestão do corpo clínico, chegou o momento de repensar e avaliar novas possibilidades.

Que tal desenvolver a capacidade de refletir sobre esse conceito e ao mesmo tempo se debruçar sobre quem de fato é o principal responsável pela saúde organizacional?

Que tal ser um gestor de boas intenções e ao mesmo tempo um gestor de bons resultados?

COMPRAR AGORA »

Vantagens e mais vantagens

O objetivo é capacitar os profissionais que exercem funções de liderança em organizações de saúde no exercício pleno de conceitos relacionados ao bom desempenho do Corpo Clínico.

Confira!

  • Exercitar a prática de ações regulatórias focadas em aspectos fundamentais do desempenho do Corpo Clínico;
  • Estimular a discussão de situações cotidianas, evidenciando-se os diversos conflitos e a estratégia de implantação de ajustes internos;
  • Apresentar e discutir pontos cardinais do processo relacionados à interface com fontes pagadoras e institutos de qualidade;
  • Treinar no manuseio de documentações intrínsecas à função de gestor, assim como familiarizar o participante com os aspectos legais, éticos e fiscalizatórios inerentes à função;
  • Prover o referencial teórico básico para a formatação de comissões obrigatórias ou não, voltadas para a aplicação dos conceitos de qualidade assistencial e monitorização da assistência através de ferramentas de avaliação de desempenho.

 

Por que esse curso é o melhor para você?

Veja abaixo algumas características e atitudes necessárias e observe que após fazer o nosso curso, você aprenderá a desenvolver e por em prática um novo perfil de liderança médica. Sabemos que é isso o que você deseja, então após fazer o nosso curso você será um gestor renovado:

  • Alinhado com os objetivos da Instituição e da alta direção;
  • Terá maior respeito do Corpo Clínico;
  • Será referência em Gestão e Referência Técnica (igual gerenciando iguais);
  • Capaz de gerenciar situações complexas;
  • Bom comunicador e bom negociador;
  • Presente nas atividades do Corpo Clínico;

Reconhecerá e dará crédito (publicamente) ao bom trabalho e a médicos que se destacam do conjunto

COMPRAR AGORA »

Aqui tudo é visível, não escondemos nada de você! Veja o conteúdo programático completo na aba ementa abaixo!

EMENTA +

Módulo Único

Aula 1: Apresentação - Retrospecto histórico da assistência à saúde no Brasil


Aula 2: Cenário atual do mercado de saúde suplementar


Aula 3: Legislação relacionada à composição e atuação do Corpo Clínico

Gestão do Corpo Clínico versus Governança Clínica


Aula 4: Modelos de organização do Corpo Clínico

Gestão do Corpo Clínico versus Governança Clínica

Conflitos organizacionais mais comuns envolvendo o Corpo Clínico >br /> Aspectos relacionados ao inter-relacionamento com demais profissionais de saúde


Aula 5: Regimento interno: elaboração, aspectos éticos e legais, validação


Aula 6: Cadastramento Médico: fundamento técnico, etapas, exigências, modelos


Aula 7: Comissões Técnicas: obrigatoriedade, funções, modelos de composição

Principais comissões de apoio à Gestão Clínica


Aula 8: Aspectos jurídicos mais comuns relacionados ao exercício da Gestão Clínica


Aula 9: Elaboração de Diretrizes, Protocolos Clínicos e Operacionais: definições conceituais, etapas e estratégias mais utilizadas


Aula 10: Elaboração de Diretrizes, Protocolos Clínicos e Operacionais: setores e serviços envolvidos. Coordenação e análise da efetividade do processo


Aula 11: Indicadores Gerenciais: seleção de indicadores, processo de coleta, manuseio da informação, aplicabilidade prática e análise dos resultados


Aula 12: Indicadores Gerenciais: manuseio da informação, aplicação na prática e análise dos resultados


Aula 13: Importância do Prontuário do Paciente e do Serviço de Arquivo Médico - SAME


Aula 14: Visão Geral do Processo de Qualidade na Assistência Médica e Acreditação Hospitalar: cenário atual, institutos de certificação e impactos na assistência


Aula 15: Aspectos relacionados ao fornecimento de Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME


Aula 16: Gerenciamento de pacientes de Longa Permanência e impactos no desempenho assistencial


Aula 17: Eventos Adversos e segurança na assistência


Aula 18: Novos arranjos na prestação de serviços médicos nas organizações de saúde


Aula 19: Gestor Clínico e o “chão de fábrica” da organização


Aula 20: Tendências atuais: novos papéis do Gestor Clínico