Auditoria de Contas Médicas

Auditoria de Contas Médicas

O maior desafio para os hospitais é a otimização dos seus recursos, nesse sentido o papel do auditor de contas médicas é fundamental para garantir a qualidade no atendimento ao menor custo. Conheça de forma aprofundada informações sobre taxas, diárias, exames, medicamentos, exemplos de medicamentos a serem auditados, contrastes utilizados em exames. Matricule-se agora!

VALOR DO INVESTIMENTO | R$ 244,50

COMPRAR AGORA »

A Auditoria em Saúde tornou-se uma área estratégica para a otimização do uso de recursos financeiros na saúde pública e privada, e a auditoria de contas médicas se destaca como uma das mais importantes. A principal vantagem de um sistema efetivo de auditoria de contas médicas é a garantia do cumprimento de contratos, além da identificação de possíveis erros de cobrança, evitando prejuízos financeiros. Neste curso vamos abordar análises de conta hospitalar, auditoria em materiais, medicamentos e SADT, além de novas formas de negociação para pagamentos dos serviços em saúde.

Conheça mais sobre a auditoria de contas médicas e por que é importante você se aprofundar nesse tema.

Para que serve a Auditoria de Contas Médicas?

De forma geral, podemos dizer que a auditoria de contas médicas serve para otimizar os recursos, consequentemente tornando a gestão eficiente, reduzindo gastos, evitando prejuízos financeiros e por fim aumentando a excelência na qualidade da assistência prestada.

A auditoria de contas médicas é uma ferramenta indispensável para a verificação final dos processos e garantia da qualidade, pois identifica eventuais não conformidades oportunizando a sua adequação, além de garantir a otimização do faturamento.

Um dos principais problemas financeiros enfrentados por instituições e profissionais de saúde, decorrem dos conflitos com os planos de saúde/ seguradoras, por isso os hospitais passaram a investir significativamente na auditoria para otimizar os seus resultados financeiros. Nesse sentido, a auditoria de contas médicas, está voltada principalmente para a verificação de códigos solicitados, autorizados ou não, corrigindo eventuais distorções, evitando cobrança incorreta e consequentemente as famosas glosas.

Prontuários de pacientes contêm as informações mais importantes, não apenas para os tratamentos, mas também com custos (medicamentos, procedimentos, etc), quando preenchidos erroneamente ou de forma incompleta (muitas vezes por falta de tempo ou atenção), a instituição pode arcar com prejuízos.

Um estudo realizado pela FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que, cerca de 60% dos prontuários médicos de pacientes são preenchidos de forma incompleta. Isso, por si só, já demonstra o prejuízo que hospitais, laboratórios, clínicas, entre outros, podem estar sofrendo, inclusive no seu caso.

 

COMPRAR AGORA »

Público Alvo?
Empresários, executivos, gestores, médicos e outros profissionais de saúde interessados no aprofundamento de conhecimento sobre tema.

Como este curso vai te ajudar?

O curso tem o objetivo de oferecer aos alunos a capacidade de absorção de todo o conhecimento na gestão dos custos e despesas da instituição, tendo um maior controle das contas médicas, fazendo a verificação da entrada de repasses orçamentários, levantamento de fraudes, erros e as possibilidades de manutenção de ativos ociosos, além de trabalhar a legislação em auditoria e questões pertinentes a ética médica.

A capacitação em Auditoria de Contas Médicas é essencial para um auditor, já que os profissionais devem estar sempre atualizados, e portanto, devem estar em contínuo processo de aprendizado, afinal os avanços tecnológicos e os métodos administrativos estão em constante avanço e se você não acompanhá-los estará fadado ao insucesso. Você quer isso? Creio que não!

No curso você encontrará a resposta para todas suas dúvidas e conseguirá desenvolver e/ ou entender e acompanhar o trabalho de um auditor de contas médicas com maestria e eficiência.

Na 1ª aula você já entenderá a importância e objetivos da auditoria de contas médicas, tudo transmitido de forma prática, pensando no seu dia a dia de trabalho como profissional responsável. A partir daí o curso inicia os conhecimentos específicos.

Você aprenderá exatamente como devem estar preenchidos os prontuários médicos, informações, providências a serem tomadas e respaldos legais. Além disso, aprenderá sobre padronizações de materiais descartáveis, auditorias em procedimentos cirúrgicos e equipamentos.

O curso foi pensado nos mínimos detalhes para fornecer ao aluno a capacidade de estruturar uma gestão eficiente e desenvolver uma auditoria de contas médicas impecáveis, então, encontrará aulas sobre hemoterapia, cobranças (taxas, diárias, exames, medicamentos e etc), protocolos e claro, os dois assuntos de maior interesse e repercussão financeira nos estabelecimentos de saúde: internações de alto custo e materiais/auditoria em UTI.

E para conseguir fiscalizar tudo isso e manter o controle, uma aula voltada para ferramentas de auditoria, abordando gestão de indicadores e ferramentas aplicadas à auditoria de contas médicas.

É o curso mais completo e especifico para profissionais da saúde, sem sombra de dúvidas.

A importância da Auditoria de Contas Médicas?

A Auditoria de Contas Médicas é um grande instrumento de gestão em instituições da saúde, controlando contratos de prestação de serviços de saúde, pagamentos e exigências dos convênios, fiscalizando a utilização de medicamentos e equipamentos nos procedimentos médicos, prontuários, entre outros.

Com uma auditoria eficiente, tem-se conseguido diminuir as glosas (atrasos de pagamentos ou não pagamentos por convênios/planos de saúde devido à falta de documentação ou procedimentos diferentes do contratado). Também, com administração dos recursos e fiscalização, observa-se uma significativa redução de custos.

COMPRAR AGORA »

Vantagens e mais Vantagens?

Quais serão as vantagens que terá após concluir o curso? Em que isso acrescentará na sua vida profissional? O que estará apto a realizar? Conheça algumas das vantagens:

  • Conhecerá o funcionamento da auditoria de contas médicas, objetivos e requisitos dos prontuários médicos, como organizar e montar um planejamento de auditoria de contas médicas;
  • Entenderá a legislação aplicada a auditoria e providências a serem tomadas em caso de problemas;
  • Estará apto a desenvolver a padronização dos materiais descartáveis e a auditoria dos procedimentos cirúrgicos/equipamentos do hospital, clínica ou laboratório;
  • Terá conhecimento para trabalhar com auditoria em Hemoterapia, produtos originados do sangue, mercado crescente e com vagas de empregos atrativas;
  • Terá conhecimento sobre cobrança, dentre elas as taxas, diárias, exames, medicamentos, necessários para o desenvolvimento de um plano de auditoria de contas médicas;
  • Estará apto a realizar a auditoria em unidades de emergências, ciente dos protocolos aplicados;
  • Poderá fazer a auditoria analisando os sinais de internação de alto custo e bases indicativas para alta em UTI. Além dos equipamentos/medicamentos auditados na UTI;
  • Conhecerá uma gama de ferramentas eficientes para auxiliá-lo na administração, fiscalização e auditoria de contas médicas;

Convencido da importância e vantagens de se especializar em auditoria de contas médicas? Podemos dar-lhe mais motivos, entre em contato agora mesmo!

Diferenciais do  curso?

Nossa professora, Sueli Marques, também é autora do livro “Manual de Auditoria de Contas Médicas”, publicado pela editora Medbook. Essa expertise dá mais credibilidade e conteúdo ao curso.

Você busca um curso em que o professor seja especializado no assunto e trabalhe para transmitir o conhecimento com casos práticos e concretos? Avaliando situações que você enfrentará no dia a dia de trabalho como auditor de contas médicas? Então este curso é feito para você.

Desenvolvemos o curso pensando em cada detalhe de conhecimento necessário para desempenhar a função, sem deixar faltar nada!

COMPRAR AGORA »

Aqui tudo é visível, não escondemos nada de você! Veja o conteúdo programático completo na aba ementa abaixo!

EMENTA +

Módulo 1: Auditoria de Contas Médicas

Aula 1: Introdução a Auditoria

Nessa aula vamos abordar os conceitos e objetivos da auditoria, classificação, prontuário médico, itens a serem analisados no prontuário médico e aspectos éticos e legais.

Vídeo: (30:55) + Material Complementar - Aula 1

Aula 2: Auditoria em Prontuário Médicos

Os temas apresentados nessa aula são sigilo em documentação médica, peculiaridades na composição do prontuário, legibilidade do prontuário e suas e suas implicações, formulários administrativos, ferramentas do auditor, base legal a auditoria de materiais e exemplos a serem observados na auditoria de procedimentos, materiais e anestésicos inalatórios.

Vídeo (30:13) + Material Complementar - Aula 2

Aula 3: Materiais e Equipamentos

Vamos apresentar nessa aula os respaldos legais para produtos médicos, padronização, materiais descartáveis e auditoria em procedimentos cirúrgicos e equipamentos.

Video (30:32) + Material Complementar - Aula 3

Aula 4: Hemoterapia

Essa aula abordará os conceitos de auditoria em hemoterapia, produtos originados do sangue e exames laboratoriais obrigatórios na bolsa.

Video (29:14) + Material Complementar - Aula 4

Aula 5: Cobranças

Vamos apresentar nessa aula de forma aprofundada informações sobre taxas, diárias, exames, medicamentos, exemplos de medicamentos a serem auditados, contrastes utilizados em exames e etc.

Vídeo (30:27) + Material Complementar - Aula 5

Aula 6: Protocolos

Abordaremos nessa aula os protocolos médicos, unidades de emergência, procedimentos e alto custo e legislação aplicada.

Vídeo (28:25) + Material Complementar - Aula 6

Aula 7: Internação de Alto Custo

A temática apresentada nessa aula serão os sinais de internação de alto custo, base indicativa de internação de alto custo, base indicativa para alta em UTI e taxas em unidades de terapia intensiva.

Vídeo (31:13) + Material Complementar - Aula 7

Aula 8: Materiais em UTI

Vamos abordar nessa aula informações sobre gasoterapia, hemodiálise e dieta enteral.

Vídeo (30:49) + Material Complementar - Aula 8

Aula 9: Auditoria em UTI

Ensinaremos introdução a gestão de indicadores estatísticos e sua aplicação em auditoria, além de indicadores como ferramenta aplicada a auditoria.

Vídeo (30:05) + Material Complementar - Aula 9

Aula 10: Ferramentas de Auditora

Ensinaremos introdução a gestão de indicadores estatísticos e sua aplicação em auditoria, além de indicadores como ferramenta aplicada a auditoria.

Vídeo (33:02) + Material Complementar - Aula 10