Acreditação em Saúde

Curso de Acreditação em Saúde

Hospitais acreditados tem melhoria significativa na performance, impactando positivamente na redução de custos. Quer adquirir ou aprofundar seu conhecimento sobre o processo de acreditação, planejamento estratégico e Gestão da Qualidade? Então aproveite e matricule-se agora!

VALOR DO INVESTIMENTO | R$ 243,50

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A implantação de um programa de acreditação proporciona as instituições de saúde a realização de um diagnóstico objetivo sobre o desempenho de seus processos, incluindo as atividades de segurança do paciente e também de ordem administrativa.
Logo após o diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, respeitando o Manual de Padrões de Acreditação em Saúde, é possível mensurar os dados e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, compreendendo todos os seus serviços e setores existentes.

De forma concreta e prática, em que isso irá influenciar no seu hospital, clínica ou laboratório? Através da implementação de um plano de acreditação a instituição irá realizar um diagnóstico objetivo, levando em consideração diversos fatores como:

  • Qualidade de processos hospitalares;
  • Atendimento ao paciente;
  • Ferramentas de qualidade;
  • Indicadores estratégicos e organizacionais;
  • Relatórios;
  • Planejamento estratégico;
  • Entre outros;

Se tornar uma empresa acreditada promove uma reestruturação organizacional, maximizando a qualidade na prestação de serviços, administração, gestão financeira, gestão estratégica, corpo clínico e outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do negócio.

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Para que serve a Acreditação em Saúde?

A Acreditação em Saúde é um certificado, semelhante ao ISO, mas voltada exclusivamente para estabelecimentos que prestam serviços na área de saúde, que aumenta a credibilidade do empreendimento frente aos pacientes, sociedade e até mesmo convênios.

Uma das empresas certificadoras é a ONA (Organização Nacional de Saúde) que possui três níveis de certificação:

  • Nível 1: O hospital atende à segurança do paciente;
  • Nível 2: Cumpre o nível 1 e possui gestão integrada, envolvendo protocolos de segurança, médicos e barreiras de segurança;
  • Nível 3: Cumpre com os demais níveis e atingiu a excelência em gestão;

Pensando na gestão e estratégia, temos pontos como as ferramentas de qualidade (PDCA, gráfico sequencial, análise de cenários, gerenciamento pelas diretrizes, planejamento estratégico aplicado à saúde, entre outros).

Ao trabalhar com os conceitos ensinados no curso, você terá meios para aprimorar a gestão da qualidade de uma empresa de saúde, tanto no tocante a qualidade de prestação de serviços, gestão, protocolos, elaboração de plano de ação e um forte preparo para a solicitação do certificado, o que irá aumentar a credibilidade do seu negócio.

A importância da Acreditação em Saúde?

Qual é a importância da acreditação para uma empresa de saúde? E você, como profissional especializado no assunto, em que lhe acrescentará? Como isso irá repercutir no hospital, clínica ou laboratório? E na rentabilidade do negócio?

Quando se estabelece o planejamento e o plano de ação voltado para a acreditação em saúde, rapidamente se observa mudanças positivas. A gestão eficiente diminui a margem de erros operacionais e estruturais, aumentando o potencial lucrativo da empresa.

Este curso lhe permitirá desenvolver todo o planejamento, preparo e estratégias para implementar a acreditação, trazendo um incrível diferencial em relação aos seus concorrentes.

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Como este curso vai te ajudar?

Estudar todo o planejamento e todos os pilares necessários para se conquistar a Acreditação em Saúde lhe trará o conhecimento necessário para implementar mudanças na instituição, obtendo resultados positivos.

Ao fazer o diagnóstico da situação atual da empresa e trabalhar nos pilares a serem desenvolvidos (planejamento), a instituição irá traçar metas e objetivos palpáveis e em curto período de tempo observará os resultados, tanto no tocante à melhoria da qualidade nos processos internos, excelência no atendimento aos pacientes, além do impacto positivo na rentabilidade do negócio.

Entre os tópicos abordados no curso, o aluno irá se aprofundar em cada fase obrigatória para o preparo da conquista da certificação, dentre eles:

  • Preparo para acreditação;
  • Diagnóstico Organizacional;
  • Elaboração de plano de ação;
  • Estrutura física;
  • Dimensionamento de Recursos Humanos;
  • Equipamentos hospitalares;
  • Materiais e Medicamentos;
  • Acreditação ONA
  • Acreditação JCI
  • Processos;
  • Normas, Rotinas e Procedimento Operacional Padrão;
  • Protocolos Médicos;
  • Treinamentos e Educação Continuada;
  • Gerenciamento de Melhoria Continuada;
  • Produção Científica;
  • Legislação em Acreditação dos Serviços de Saúde;

 Público Alvo?

Empresários, executivos, gestores, médicos, equipe de enfermagem e outros profissionais de saúde interessados no aprofundamento de conhecimento sobre tema.

Por que nosso curso é o melhor para você?

O curso traz conhecimentos teóricos, técnicos e práticos, trazidos pela professora e escritora, Sueli Marques. Além de professora, ela é também autora do livro “Implantação do Programa de Acreditação de Serviços de Saúde”, publicado pela editora Medbook, o que torna o curso ainda mais completo com exemplos práticos e discussões tiradas do seu livro.

Um outro grande diferencial é o desenvolvimento de um cronograma com conteúdo programático específico, voltado exclusivamente para as peculiaridades da implantação da Acreditação em Saúde, preparando o profissional não apenas para obter a certificação, mas também implementar as mudanças necessárias para obter o máximo de desempenho da instituição da saúde, além de manter a certificação que é o mais difícil.

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Aqui tudo é visível, não escondemos nada de você! Veja o conteúdo programático completo na aba ementa abaixo!

EMENTA +

Módulo 1: Qualidade

Aula 1: Introdução à Qualidade

Conceito de Qualidade, processos, requisitos, definição de qualidade pelos Gurus da qualidade.

Vídeo: (30:35) + Material Complementar - Aula 1

Aula 2: Histórico da Qualidade I

Desenvolvimento da qualidade, evolução histórica, gerenciamento pela qualidade, estratégias adicionais, gurus da qualidade e sua participação no processo da evolução da qualidade.

Vídeo (33:10) + Material Complementar - Aula 2

Aula 3: Histórico da Qualidade II

Círculos de controle da qualidade e suas ferramentas, metodologia da qualidade aplicada no Japão, trilogia de Juran, princípios de Deming, Croby e o zero defeito a garantia da qualidade, Colégio Americano de Cirurgiões, Trabalho de Codman.

Vídeo (31:32) + Material Complementar - Aula 3

Aula 4: Ferramentas da Qualidade

As Ferramentas da qualidade: PDCA, Gráfico sequencial, Plano de ação (5W: 1H), Diagrama de causa e efeito, Folha de verificação, Gráfico de Pareto, Fluxograma, POP (Procedimento Operacional Padrão) e Rotinas.

Vídeo (36:13) + Material Complementar - Aula 4

Aula 5: Qualidade na Saúde

O nascimento da qualidade na saúde, Relatório Flexner, Avedis Donabedian e tríade da qualidade (Teoria Geral de sistemas), sete pilares da qualidade.

Vídeo (30:02) + Material Complementar - Aula 5

Módulo 2: Planejamento Estratégico

Aula 1: Indicadores

Conceito, Método de validação de indicadores, Tecnologia da Informação como suporte a indicadores, classificação dos indicadores, exemplos de indicadores e suas especificidades. Indicadores assistenciais e administrativos.

Vídeo: (30:31) + Material Complementar - Aula 1

Aula 2: Entendendo o Planejamento Estratégico

Definição e classificação do planejamento, Planejamento estratégico: conceito, gerenciamento pelas diretrizes: Missão, Visão, Valores, Análise de Cenários (SWOT).

Vídeo (30:28) + Material Complementar - Aula 2

Aula 3: Aplicação do Planejamento Estratégico em Serviços de Saúde

A visão do Planejamento estratégico em Saúde, objetivos e metas, missão, visão e valores: exemplos de Instituições de Saúde (Hospitais e operadoras de planos de saúde).

Vídeo (33:39) + Material Complementar - Aula 3

Módulo 3: Certificação da Qualidade em Serviços de Saúde

Aula 1: Certificação da Qualidade em Serviços de Saúde

Etapas de preparo para a Certificação de Acreditação de serviços de Saúde.

Vídeo: (32:58) + Material Complementar - Aula 1

Aula 2: A lógica e as Normas do Programa de Acreditação

O que significa a palavra "acreditar" no processo de Certificação/Acreditação: conceito, princípios fundamentais do processo, a lógica, as agências certificadoras, as empresas fundadoras, níveis da Acreditação, o selo de qualificação, tempo de validade, o certificado.

Vídeo (32:01) + Material Complementar - Aula 2

Aula 3: A Acreditação de Serviços de Saúde como Vantagem Competitiva

Vantagens competitivas de ser uma empresa acreditada, legislações vigentes que determinam a Certificação de Acreditação.

Vídeo (30:41) + Material Complementar - Aula 3

Módulo 4: Acreditação de Serviços em Saúde

Aula 1: Preparo para Acreditação

Etapas para o início do processo de Acreditação, como a empresa deve se organizar para o preparo, a escolha do modelo de Certificação de Acreditação, como adquirir o manual. Qual a diferença entre Acreditação Nacional e Internacional, Organizando a Empresa para o processo de Acreditação.

Vídeo: (30:35) + Material Complementar - Aula 1

Aula 2: Diagnóstico Organizacional

Conceito, Conceito ONA de diagnóstico organizacional, acesso as normas, métodos de diagnóstico organizacional.

Vídeo (30:41) + Material Complementar - Aula 2

Aula 3: Elaboração de Plano de Ação

Definição de plano de ação, modelos de planos, critérios para elaboração do plano de ação, metodologia, periodicidade de reuniões, calendários e atas de reunião.

Vídeo (30:38) + Material Complementar - Aula 3

Módulo 5: Acreditação Nível 1

Aula 1: Estrutura Física

Foco na segurança do paciente, garantindo que será feita a manutenção de toda a estrutura, desde a parte física até mesmo de processos.

Vídeo: (33:09) + Material Complementar - Aula 1

Aula 2: Dimensionamento de Recursos Humanos

Dimensionamento de recursos humanos, legislação norteadora, importância dos conselhos de classe, Ministério da saúde, documentação comprobatória, atribuição do colaborador, habilidades, competências e treinamentos.

Vídeo (30:41) + Material Complementar - Aula 2

Aula 3: Equipamentos Hospitalares

Definição das necessidades clínicas, legislação, avaliação das condições ambientais, especificação dos equipamentos e segurança.

Vídeo (31:05) + Material Complementar - Aula 3

Aula 4: Materiais e Medicamentos

Conceito e classificação de materiais, legislação aplicada, comissão de padronização, condições ambientais, boas práticas e especificação técnica

Vídeo (30:08) + Material Complementar - Aula 4

Módulo 6: Acreditação Nível 2

Aula 1: Processos

Conceito de processos, fluxogramas, simbologia utilizada, exemplos de fluxograma, gestão de processos e ferramentas de acompanhamento de processos.

Vídeo: (33:09) + Material Complementar - Aula 1

Aula 2: Normas , Rotinas e Procedimento Operacional Padrão (Pops)

Conceitos de normas, tipo de normas, exemplos, conceito de rotina, elaboração de rotinas, acompanhamento de rotinas, treinamentos.

Vídeo (34:11) + Material Complementar - Aula 2

Aula 3: Protocolos Médicos

Conceitos básicos, elaboração de protocolos médicos, fontes de pesquisa e metodologia.

Vídeo (31:05) + Material Complementar - Aula 3

Aula 4: Treinamentos e Educação Continuada

Orientações de como planejar e colocar em prática treinamentos e educação continuada.

Vídeo (30:08) + Material Complementar - Aula 4

Módulo 7: Acreditação Nível 3

Aula 1: Gerenciamento de melhoria contínua

Kaizen, conceito, filosofia, princípios, ferramentas da qualidade, Lean.

Vídeo: (33:09) + Material Complementar - Aula 1

Aula 2: Produção Científica

Conceito, tipos de produção científica nas Instituições de Saúde e exemplos.

Vídeo (34:11) + Material Complementar - Aula 2

Aula 3: A importância da Legislação em Acreditação dos Serviços de Saúde

Legislações e sua aplicação na Acreditação, orientações sobre banco de dados de legislação.

Vídeo (31:05) + Material Complementar - Aula 3