Como preencher Guia SADT?

Como preencher Guia SADT?

A Guia SADT (Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia) é um tipo de prestação de serviços na área da saúde, que usa recursos de uma fonte financiadora como, por exemplo, SUS, Convênio ou Particular.

Seu objetivo é esclarecer o diagnóstico ou executar procedimentos terapêuticos específicos para pacientes internos, externos ou de emergência de um serviço de saúde.

Normalmente, a Guia SADT é organizada através de um sistema informatizado que registra a oferta de serviços em certas especialidades, que podem ser próprios, terceirizados ou contratados externa ou internamento ao estabelecimento de saúde.

Você precisa utilizar a Guia SADT para iniciar um tratamento? Acompanhe abaixo como preencher guia SADT:

1- Introdução da Guia SADT

A primeira coisa a se fazer para aprender como preencher Guia SADT é fornecer os dados de introdução. Neste espaço, você deve começar colocando o registro da operadora na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que corresponde ao número da inscrição do plano de saúde do paciente.

Em seguida, preencha o número da própria Guia SADT, a data em que ela foi emitida pelo plano de saúde, o número da carteira, e o nome do plano que foi adquirido em contrato pelo beneficiário.

Tenha atenção para não fornecer os dados na posição incorreta.

2- Forneça os dados pessoais do paciente

Após fazer a introdução da Guia SADT, você deve fornecer os dados pessoais do paciente. Inicie colocando o nome completo de beneficiário e, posteriormente, preencha o CPF ou CNPJ do contrato do solicitante e o nome do contrato.

Todas estas informações estão disponíveis no termo de contrato do plano de saúde.

3- Informações do profissional solicitante

Os serviços prestados pela SADT devem ser solicitados por um profissional da medicina. Por isso, a terceira etapa do preenchimento da Guia SADT inclui os dados do profissional solicitante.

Coloque a sigla do conselho profissional que pertence como, por exemplo, CRM (Conselho Regional de Medicina). Depois, coloque a unidade federativa do conselho ao qual o profissional pertence.

4- Informe o caráter de solicitação

A quarta etapa do preenchimento da guia SADT consiste em informar qual é o caráter de solicitação do procedimento para tratar o paciente.

Portanto, informe se o caráter de solicitação é eletivo, de emergência ou urgência, bastando informar respectiva a sigla E ou U.

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5- Informe a indicação clínica e descrição do procedimento

Para prosseguir com o preenchimento da Guia SADT, você deve informar a indicação clínica, ou seja, o tipo de especialidade médica que o paciente necessita.

Na sequência é preciso fazer a descrição do procedimento pelo o qual o paciente deve passar. É necessário que a descrição seja feita de maneira completa e detalhada, pois qualquer falha pode prejudicar o modo como o procedimento será prestado.

6 – Quantidade de procedimentos

Na sexta etapa da Guia SADT é necessário preencher a quantidade de procedimentos que o paciente deve fazer para que a sua saúde seja reestabelecida.

Em primeiro lugar, tem-se que informar a quantidade de procedimentos que foram solicitados pelo paciente. Feito isso, é informada a quantidade de vezes que o procedimento foi autorizado a ser executado.

Estes números devem ser fornecidos pelo médico que trata o paciente, pois, somente ele poderá informar a quantidade total necessária para recuperá-lo.

7- Dados do contratado

Para formalizar o preenchimento da Guia SADT é preciso informar os dados do contratado, ou seja, da empresa que será responsável por executar os procedimentos que estão sendo solicitados pelo paciente. Comece fornecendo o nome do contratado e o CNPJ ou CPF.

Feito isso, você deve incluir o código CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) da empresa contratada para executar o procedimento que o paciente carece.

Em seguida, forneça também a sigla do conselho profissional do executante conforme a tabela do domínio e o seu respectivo número, além da unidade federativa da instituição.

8- Forneça o código de atendimento

Para detalhar a Guia SADT é de fundamental importância fornecer o código de atendimento, que é o tipo de procedimento que o paciente vai precisar. Os códigos são o seguinte:

– Remoção = 1;

– Pequena Cirurgia = 2;

– Terapia = 3;

– Consulta = 4;

– Exame = 5;

– Atendimento Domiciliar = 6;

– SADT Internado = 7;

– Quimioterapia = 8;

– Radioterapia = 9;

– TRS Terapia Renal Substitutiva = 10;

9- Forneça o código de saída

Fornecer o código de saída é preciso para que a finalização dos procedimentos prestados seja controlada pela executante do serviço. Os códigos de saída de atendimento são os seguintes:

– Retorno = 1;

– Retorno com SADT = 2;

– Referência = 3;

– Internação = 4;

– Alta = 5;

– Óbito = 6;

10- Data da realização do procedimento

Após informar os códigos de entrada e saída do atendimento a ser prestado pelo executante ao paciente, o preenchimento da Guia SADT exige o fornecimento da data em que o procedimento deve ser realizado.

Esta informação tem que ser decidida de acordo com a necessidade e disponibilidade do paciente, bem como a disponibilidade da empresa que irá executar o serviço.

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11- Informe os valores do procedimento

Para finalizar o preenchimento da Guia SADT é preciso informar quais são os valores do procedimento. Nesta etapa, é importante informar cada etapa do procedimento a ser executado e os seus respectivos valores para que as informações fiquem bem claras.

Feita a descrição detalhada, também é necessário informar o valor total que o procedimento custará.

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