Coaching aplicado aos profissionais de Saúde

Coaching aplicado aos profissionais de Saúde

Como o Coaching aplicado à Saúde, pode melhorar a performance e desempenho dos profissionais da área? Leia agora o que a coach Ana Paula Lima diz sobre.

Como o Coaching aplicado à Saúde pode melhorar a performance e desempenho dos profissionais da área? Leia agora o que a coach Ana Paula Lima diz sobre esse assunto.

Coaching para vencer seus desafios e realizar seus sonhos

Por Ana Paula Lima*

Quantas pessoas se sentem perdidas em relação aos seus objetivos de vida, quantas acham que não são capazes de alcançar suas metas por achá-las ousadas demais, quantas pessoas não acreditam no seu próprio sucesso ou capacidade, quantas se sentem infelizes e desmotivadas a perseguir seus sonhos? Esta é uma realidade muito comum no nosso dia a dia e não seria diferente com os profissionais de saúde.

Infelizmente a maioria das pessoas não sabe que existe um profissional capacitado e habilitado para ajudá-lo a lidar diretamente e objetivamente com estas questões. O profissional de Coaching auxilia o “coachee” (cliente) a adquirir maior entendimento e compreensão do seu mapa mental, dos seus comportamentos, das suas crenças limitantes e possibilitantes favorecendo escolhas mais conscientes em direção aos seus objetivos e sonhos.

A busca pelo planejamento pessoal e profissional é um processo vem crescendo na área de saúde, resultando também um bom desenvolvimento humano, através de conhecimentos, técnicas e ferramentas, para que desenvolvam habilidades e aprimorem competências que contribuíram para o desempenho de suas tarefas.

O Coaching  aplicado aos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e demais atuantes da área, melhora a relação com o paciente e permite mudanças comportamentais nas duas partes interessadas, induzidas pela motivação.

O que é Coaching?

Coaching é uma assessoria especializada e personalizada que visa auxiliar o indivíduo no alcance de seus objetivos, sonhos, desafios, etc.

Através da aplicação de técnicas eficientes baseadas em conhecimentos da neurociência é possível promover o auto-conhecimento através da organização de ideias, ampliação da consciência e das capacidades cognitivas.

Os resultados, além da conquista dos objetivos estabelecidos, são evolução, crescimento e aperfeiçoamento pessoal e/ou profissional, bem estar e melhoria da qualidade de vida.

Quem precisa do Coaching

O coaching  se destina a todos que desejam melhorar sua performance e desempenho pessoal ou profissional, que queiram desenvolver ou potencializar estados de motivação, autoconfiança, autoestima, que desejam realizar mudanças comportamentais que favoreçam suas conquistas.

Destina-se também, no meio corporativo empresarial, às organizações que buscam aumentar sua eficiência e produtividade por desenvolver suas lideranças e suas equipes a aumentarem seu desempenho profissional e bem estar no ambiente de trabalho uma vez que o processo de coaching promove estados de maior resiliência, melhor comunicação e relacionamento interpessoal, inteligência emocional e liderança mais eficaz.

O coaching aplicado aos profissionais de saúde beneficia principalmente os pacientes que contam com um diagnóstico mais preciso, já que as técnicas de Coaching podem ajudar a aumentar a eficiência da anamnese, a entrevista que o profissional de saúde realiza com seu paciente no início do processo de diagnóstico.

Para que serve o Coaching

No âmbito pessoal, o coaching serve para àqueles com objetivos de longo prazo e/ou complexos como, uma realização profissional, desenvolvimento de uma carreira, satisfação com sua qualidade de vida, conquistas e realizações; ou mesmo de curto prazo, como o emagrecimento, passar no vestibular ou em um concurso etc.; bem como, descobrir um propósito na vida ou qual o sentido da vida, o que o fará feliz etc.

No âmbito corporativo, os objetivos são da organização e vão desde o desenvolvimento de comportamentos, atitudes e ações para o desenvolvimento de competências e habilidades, com o propósito de melhorar o relacionamento interpessoal, aumentar a performance e o desempenho profissional.

Como funciona o processo de Coaching?

O coaching é um processo individual e objetivo, com tempo determinado, estruturado em sessões semanais durante as quais o coach (profissional), utilizando-se de métodos e ferramentas testadas cientificamente, em parceria com o coachee (cliente), o auxilia a visualizar e especificar claramente os seus objetivos, refletir sobre suas questões psicológicas e emocionais,  identificar  e desafiar suas crenças  ou fatores limitantes e potencializar suas forças a fim de alcançar as suas metas.

O processo basicamente se dá em 12 (doze) sessões de uma hora no consultório do profissional ou na empresa, ou mesmo em residência, por Skype, desde que haja condições  específicas pra que ocorra o atendimento sem interrupções. É comum profissionais que trabalham na área de saúde sofrerem com a falta de tempo, mas é preciso ter um espaço na agenda para investir no autoconhecimento.  Sendo o objetivo de longo alcance o final do processo se dá com a construção de um plano de ação que culmina com a realização do objetivo.

Veja um depoimento sobre o meu processo de Coaching  por Anne Silveira

“Tudo começou com uma decisão – Eu no topo das prioridades! Desejava mudanças em minha vida e resolvi investir no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Sendo Psicóloga tinha uma noção do que poderia ser o processo de Coaching e decidi viver a experiência de peito aberto, determinada a fazer o meu melhor.

Por referência de uma amiga conheci Ana Paula, minha Coach, e já na primeira conversa senti que houve abertura e aproveitei para esclarecer algumas dúvidas. Seguimos com os encontros semanais e em menos de um mês estava realizada por termos definido a questão que tanto me afligia. Fui percebendo a evolução no meu comportamento a cada novo aprendizado. Ao adquirir maior entendimento e compreensão do meu mapa mental me tornei uma pessoa mais equilibrada, consciente das minhas escolhas e otimista quanto ao meu futuro. Tenho convicção de que este foi o melhor presente que eu poderia me dar, o mais valioso e duradouro.

Agradeço a Ana Paula por ter sido mais que uma excelente profissional, competente e compreensiva com as minhas necessidades, soube conduzir o processo com maestria e conquistou um lugar especial no meu coração.”

*ANA PAULA LIMA é Sócia Fundadora da APLIMA Consultoria, criada em 2001; Profissional e Personal Coach certificada pala SBC – Sociedade Brasileira de Coaching e Coaching Sistêmico Com PNL certificada pelo INEHX; Practitioner em PNL (Programação Neuro Linguística) pelo INEHX; Fire Walker pelo INEHX, Analista de PDA International (assessment comportamental).

Você se interessa por liderança e gestão de pessoas? Clique aqui para conhecer nosso curso Líder Coach na área de saúde!

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0

Portal Educa Saúde | Cursos EAD na área de saúde