Converse, olho no olho! Converse, sempre!

Converse, olho no olho! Converse, sempre!

Por Marcio Lopes*

Tudo se inicia, termina e tem no meio do caminho pessoas. Não importa o tamanho do seu projeto, mas ele vai se relacionar com pessoas. E quem já não ouviu ou até mesmo falou a celebre frase: “lidar com gente é muito difícil”. Se em algum momento você concordou ou concorda com isso, o seu negócio, a sua operação e sua carreira estão em sérios riscos de continuidade. O maior desafio na carreira de todo empreendedor, empresário e gestor não é o mercado, não são as suas operações internas, não são os cenários micro e macroeconômicos, não é problema de logística e todos que você puder imaginar e quiser relacionar. Ele é um só: pessoas! Lidar, se relacionar, entender, conviver, respeitar e acima de tudo estar pronto para qualquer reação, pois pessoas são passionais.

E um dos processos mais importantes e mais negligenciados pela maioria dos nossos empresários e gestores é participar pessoalmente em algum momento do processo seletivo de profissionais da sua Organização. Desde a recepcionista até o Executivo, o escalão acima, e o acima deste, até chegar ao número um em algum momento tem que participar do processo seletivo.

Seja no alinhamento do perfil a ser contratado, da estratégia da seleção, das dinâmicas, das entrevistas finais junto aos profissionais de RH da sua empresa ou diretamente com os profissionais em processo seletivo, sua participação tem que ser efetiva: de corpo, alma e coração. Porém, com o crescimento do negócio, a complexidade da operação, a vaidade empresarial o distanciamento e a “entrega” destes processos a terceiros, o afastam de ter uma equipe alinhada com a filosofia da sua empresa.

Investe-se pesado em certificações, auditorias, consultorias, controles internos, sistemas de vigilância física e eletrônica, sistemas de bloqueios com senhas, acessos e tudo mais, por uma simples razão: pessoas não alinhadas e identificadas com o negócio que estão a entregar a sua vida.

Em algum momento, você tem que conversar com as pessoas da sua organização. Não conversas sobre como está o seu time de futebol ou sobre os preços no mercado, mas como a sua organização está aproximando essa pessoa do seu sonho. Não o seu sonho, mas o dela. Se ela está ali, tem que estar por uma razão. Tem que estar ali para estar mais próxima do seu sonho. E você gestor conhece os sonhos da sua equipe? Pois, garanto que ao saber os sonhos da sua equipe e havendo a possibilidade de você contribuir de alguma forma para concretizá-lo, garanto que a entrega e consequentemente os resultados serão melhores e mais constantes.

E agora ao ler este artigo pense um pouco:

  • Qual foi a última vez em que você participou diretamente do processo seletivo da sua empresa?
  • Qual foi a última vez que conversou com a sua equipe ou funcionários da sua empresa olho no olho, sem pressa e perguntou sobre seus sonhos?
  • Qual foi a última vez em que você parou para montar uma estratégia para ajudar a esta pessoa a perceber que o que ela está fazendo o está aproximando ou distanciando dos seus sonhos?

E isto vale para o seu Gerente e para seu Manobrista. Se tem muito tempo ou nunca fez, tomara que ainda dê tempo de recuperar o tempo perdido e quem sabe atrair e/ou reter mais talentos para a sua empresa. E sem essa de dizer que não gosta de lidar com pessoas ou que lidar com pessoas é difícil. Faz e fará parte do dia a dia até quando você tiver coragem e virar eremita, mas até lá pessoas fazem parte do seu dia!

Buscar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é um desafio para os líderes e profissionais de saúde, que muitas vezes acabam sofrendo com a falta de tempo. É importante você se conscientizar da importância e necessidade de estruturar e (re)avaliar constantemente sua vida e carreira diante da realidade atual e perspectivas futuras. Clique aqui  agora e descubra como o Planejamento de Vida e Carreira pode melhorar sua performance pessoal e profissional.

 

*Marcio Lopes é Headhunter, Consultor e Coach. Pós-Graduado em Gestão pela EAUFBA, Sócio da Organiza Consultoria de Gestão Empresarial, Especialista em Planejamento de Carreira e Palestrante.

 

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0

Portal Educa Saúde | Cursos EAD na área de saúde