Avaliação de desempenho para profissionais de saúde: por que fazer?

Avaliação de desempenho para profissionais de saúde: por que fazer?

A avaliação de desempenho profissional é um mecanismo/ ferramenta que busca conhecer e medir o desempenho das pessoas dentro de uma empresa.

Na área de saúde, avaliar o desempenho, além de uma necessidade para gestão e governança clínica, é uma exigência por parte das principais acreditadoras, se tornando altamente estratégica para as instituições públicas e privadas.

Quando se trata de avaliar pessoas, os gestores têm seu foco no desempenho funcional e individual de cada membro da equipe.

Assim, as expectativas em relação aos profissionais estão focadas no seu desempenho e comprometimento com a instituição e seus, consequentes, resultados para a sociedade.

Consequentemente ao estabelecer expectativas claras de desempenho, que incluem os resultados, ações e comportamentos, os colaboradores compreendem o que se espera das suas funções.

Porém… expectativa e realidade nem sempre andam lado a lado, não é mesmo?!

Justamente por esse motivo, uma das funções da avaliação de desempenho é comparar o desempenho esperado e o apresentado pelos colaboradores da instituição.

Os profissionais da área de saúde devem ser comprometidos e capacitados de acordo com o perfil requerido por suas funções, tendo em mente que sua finalidade primordial é contribuir com a qualidade da assistência prestada.

Daí a necessidade dos resultados ou desempenho humano serem mensurados, acompanhados e avaliados em relação ao que a empresa espera como indicadores de desenvolvimento favoráveis.

Vale ressaltar que a avaliação de desempenho profissional é muito importante e não deve ser feita apenas uma vez por ano, mas periodicamente tanto para controlar a performance dos colaboradores, quanto para diagnosticar problemas entre a equipe e traçar metas na perspectiva de sanar as dificuldades encontradas.

Por exemplo, através da etapa conhecida como feedback, o processo da avaliação de desempenho, fornece a vantagem de solucionar problemas numa fase inicial e orientar a tomada de ações corretivas.

É necessário integrar o órgão de RH ao plano estratégico da organização.

Logicamente as metas anuais continuam sendo importantes, mas os feedbacks frequentes e os treinamentos são a base para elevar a produtividade dos funcionários e, por conseguinte o desempenho.

Quais são as vantagens da avaliação de desempenho?

Segundo profissionais renomados na área de RH, todos são beneficiados com a avaliação de desempenho profissional, como você pode ver a seguir:

– Gestores:

com a avaliação, o gestor sabe onde estão as falhas e poderá tomar as devidas providências para a melhoria do desempenho, e comunicando os resultados, os próprios subordinados poderão tomar providências para a sua melhoria.

– Colaboradores:

com a avaliação, o colaborador conhece o seu verdadeiro desempenho em relação aos objetivos reais da empresa, e quais as medidas tomadas quanto a isso;

– Empresa:

identifica quais funcionários necessitam de aperfeiçoamento na realização de suas atividades, e oferece oportunidades como promoções, desenvolvimento profissional e pessoal, e estimula a produtividade e o relacionamento humano dentro da empresa.

As vantagens da avaliação de desempenho não param por aí, por meio desse instrumento gerencial, também é possível aprimorar a qualidade dos cuidados prestados, aperfeiçoar a organização e funcionamento dos serviços assim como desenvolver, ampliar e potencializar capacidades dos membros da equipe.

Existem vários objetivos para trabalhar com a avaliação de desempenho nas instituições de saúde, dentre eles:

  • Ajusta o perfil do colaborador ao local de trabalho que ele mais se identifica;
  • Indica se as qualificações exigidas pelo cargo são atendidas;
  • Indica o potencial para promoções;
  • Propicia geração de aumentos salariais;
  • Diagnostica necessidades de treinamentos/qualificações;
  • Evidencia problemas de relacionamentos;
  • Gera motivação e satisfação no trabalho;
  • Situa as pessoas na estrutura organizacional;
  • Possibilita a descoberta de talentos;
  • Auxilia o aprimoramento da qualidade de vida;
  • Facilita o feedback às pessoas da organização;
  • Incentiva a utilização de coaching;
  • Auxilia o direcionamento de esforços da organização.

Perceber e entender o processo da avaliação de desempenho e verificar como ele contribui para a atuação dos colaboradores nas instituições de saúde é de fundamental importância e relevância para sua efetividade como fator de desenvolvimento de resultado pessoal, profissional e institucional.

Existe uma variedade de modelos/tipos de avaliação de desempenho. O mais importante é que sempre se busque a avaliação que se mostrar mais alinhada às necessidades da organização, pessoa e/ou departamento.

Daí a necessidade de contar sempre com uma equipe de profissionais devidamente preparados para realizá-la: os gestores de pessoas e profissionais do setor de RH.

Em nosso curso de Avaliação de Desempenho você aprenderá sobre o mapa de competências, estratégias de comunicação interna, a importância do feedback e como fazer o PDI – Plano de Desenvolvimento Pessoal.

Clique Aqui Agora e aprenda mais sobre as vantagens da avaliação de desempenho!

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0

Portal Educa Saúde | Cursos EAD na área de saúde