Abril pela Segurança do Paciente

Abril pela Segurança do Paciente

Segurança do Paciente é um tema que está sempre em pauta na área de saúde, prova disso é que já falamos algumas vezes sobre aqui no portal, como quando citamos 5 motivos para você atualizar o Plano de Segurança do Paciente.

Durante esse mês o Ministério da Saúde e órgãos parceiros à implantação do PNSP promovem a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, lançada há 4 anos para marcar o mês do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) que aconteceu através da Portaria GM/MS nº 529 de 1º de Abril de 2013.

A campanha fica no ar durante todo o ano, mas seus conteúdos são repostos anualmente em abril. É um incentivo para que todos possam contribuir para a segurança do paciente e prevenção de eventos adversos.

A campanha “Abril pela Segurança do Paciente” gera um espaço dedicado para ações voltadas à Segurança do Paciente desenvolvidas no Brasil.

O objetivo da campanha é divulgar o importante papel dos serviços, profissionais e universidades na promoção da segurança do paciente.

Por isso as iniciativas podem ser de trabalhadores da saúde, seja da Academia, dos serviços de saúde, da gestão (secretarias de saúde e vigilância) desde que estejam de acordo com o escopo do PNSP.

Todos podem contribuir para a segurança do paciente. Cada um fazendo a sua parte, todos ficam mais seguros. O que você tem feito? Você tem pensado nisso? Está atualizado e seguindo as normas estipuladas pela ANVISA?

“Menos de 4% dos hospitais do país seguem normas pré-estabelecidas pelo processo de Acreditação, que visam maior segurança do paciente”, afirma Dr. Péricles Góes da Cruz, gerente de relações institucionais da ONA, principal entidade acreditadora em nosso país.

Logicamente ser uma instituição acreditada não significa, necessariamente, garantia da segurança ou a certeza da melhoria da assistência. Quer conhecer 6 motivos para obter o certificado de Acreditação? Clique aqui.

Vale a pena usar esse parâmetro porque a relação da Acreditação Hospitalar com a segurança assistencial, já foi notada não somente por estudiosos, mas também pelos próprios profissionais da área de saúde.

Essa situação pode ser explicada pelo fato da gestão de qualidade proporcionar um maior controle de recursos materiais e equipamentos, gerando melhores condições de trabalho.

Toda organização e profissional de saúde deve se preocupar com a qualidade e segurança da assistência prestada ao seu paciente.

“Nosso objetivo é engajar a sociedade como um todo na promoção de uma assistência à saúde de qualidade. Um dos focos é o próprio paciente, que precisa saber o que é “segurança do paciente” e como ele pode cobrar qualidade em seu atendimento. Na outra ponta, o objetivo é impactar os profissionais de saúde, tanto da rede pública quanto privada, para que essas pessoas se transformem em verdadeiros agentes transformadores ao levarem à prática diária os pilares, princípios e protocolos de segurança do paciente”, diz o Dr. Lucas Zambon, diretor científico do IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente).

O desenvolvimento de competências para a análise e tomada de decisões dos processos críticos na área de Gestão e de Segurança do Paciente é fundamental para os profissionais e estudantes de Saúde, no entanto é necessário obedecer aos 6 protocolos do PNSP para uma atuação de excelência. Vamos relembrá-los abaixo:

  1. Protocolo de Identificação do Paciente;
  2. Protocolo para Prevenção de Úlcera por Pressão;
  3. Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso, e Administração de Medicamentos;
  4. Protocolo para Cirurgia Segura;
  5. Protocolo para a Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde;
  6. Protocolo de Prevenção de Quedas;

Atualize-se constantemente e agregue novos conhecimentos, afinal a implantação de programas de segurança do paciente é um dos diferenciais de qualidade dos serviços de saúde.

Como contribuir com a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”?

Encaminhe suas experiências:

Podem ser encaminhadas quaisquer iniciativas produzidas por universidades, serviços de saúde, profissionais que possam ser compartilhadas, enfatizando a temática da segurança do paciente e as práticas seguras.

O e-mail para envio das iniciativas é: abrilsegpaciente@saude.gov.br

Compartilhe:

Podem ser encaminhadas quaisquer iniciativas produzidas por universidades, serviços de saúde e profissionais que possam ser compartilhadas, enfatizando a segurança do paciente e as práticas seguras:

Conheça:

A página sobre a Segurança do Paciente é uma forma de conhecer as várias formas de conhecimento e práticas seguras desenvolvidas em nosso país e o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Inspire-se

Quando buscamos exemplos em nosso país surge a possibilidade de replicar ideias e multiplicar experiências.

Participe da campanha “Abril pela Segurança do Paciente” o ano inteiro!

Quer evitar erros e acidentes danosos para a segurança do paciente? Aprenda a trabalhar com os protocolos de segurança e como implementá-los. Clique Aqui Agora!

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0

Portal Educa Saúde | Cursos EAD na área de saúde