10 dicas para falar em público

10 dicas para falar em público

Mãos tremendo e suando, voz trêmula e gaguejando… é isso que você sente quando tem que falar em público? Isso significa que você precisa conhecer algumas dicas para falar bem em público.

Ter que se expressar na frente de um número grande de pessoas desconhecidas é um desafio para muita gente, mas que precisa ser vencido. Principalmente para você, profissional de saúde, que frequentemente passa por esse tipo de exposição.

Falar em público pode ser um problema sério para as pessoas introvertidas e pouco preparadas para esta ação, no entanto, qualquer um que esteja interessado em melhorar a sua oratória pode vencer a timidez e se expressar melhor em público. Acompanhe abaixo 10 dicas para falar em público:

1- Se prepare para falar em público

Se você é uma pessoa tímida, então, a primeira dica para falar em público é se preparar com bastante antecedência. Para se sentir seguro ao falar em público é necessário dominar aquilo que você vai falar.

Se abasteça o máximo que puder sobre o conteúdo que irá apresentar. Se o seu tempo para discorrer é de 15 minutos, é recomendado abastecer-se de conteúdo para preencher até 30 minutos de discurso.

Afinal, não basta apenas saber sobre o conteúdo a ser apresentando, também é indicado treinar a forma como irá expô-lo.

Treine se apresentando em frente ao espelho ou de uma câmera de vídeo, isso ajuda a ganhar fluência e ritmo de fala.

Mas, atenção! O treinamento serve para te ajudar a expor melhor o material a ser apresentado, porém não deve ser algo extremamente ensaiado. É preciso que tenha o mínimo de espontaneidade.

2- Procure ser natural

De nada adianta usar técnicas de comunicação e se apresentar de uma maneira artificial, pois, isso faz com que as pessoas que estão lhe assistindo não lhe deem credibilidade, acreditando que você não tem domínio sobre o tema que está discorrendo.

Para falar em público, o ideal é procurar ser o mais natural e espontâneo possível. Desse modo, mesmo que você cometa algum erro técnico, ainda assim a plateia te dará credibilidade e receberá bem a sua mensagem.

3- Leve um roteiro para a apresentação

Até você acostumar e conseguir falar bem em público, provavelmente ainda ficará nervoso ao se expor, o que pode afetar a sua memória.

Por isso, não é recomendado confiar apenas na sua memória, leve um roteiro para a apresentação, que serve de apoio para caso te dê algum ‘’branco’’ e para te deixar mais seguro.

Você não precisa construir um roteiro para decorá-lo, mas sim para se orientar. Faça um roteiro com as principais etapas da sua apresentação, usando frases objetivas e ao mesmo tempo completas que te ajudem a lembrar do conteúdo inteiro.

Na hora da apresentação, para se sentir mais seguro, você pode levar a frase e posteriormente discorrer sobre o assunto.

falar em público

Falar em público exige preparação prévia para garantir uma boa apresentação.

4- Fale corretamente

Dar pequenas escorregadas na gramática é normal, mas não prejudicará tanto toda a sua apresentação. Agora, cometer erros grosseiros pode ser fatal e acabar com a sua credibilidade.

Portanto, procure calibrar o seu português, treinando as expressões que irá utilizar no discurso. Se houver alguma palavra que é desconhecida do seu vocabulário, pesquisa qual é a forma correta de pronunciá-la.

Outra boa dica é observar a velocidade e entonação da sua voz. É comum ao ficar nervoso falar rápido demais e piorar o seu discurso.

5- Conheça o seu público

Começar a sua apresentação com uma expressão que cause desconforto nas pessoas que estão te ouvindo pode arruiná-la do começo ao fim.

Para evitar uma situação constrangedora, é indicado conhecer as características e expectativas do seu público.

Pesquise qual é o nível intelectual das pessoas, qual é o nível de conhecimento que elas têm sobre a o assunto a ser tratado, gênero e faixa etária. Dessa maneira, você pode elaborar uma apresentação adaptada aos ouvintes e conseguir prender a atenção com maior facilidade.

6- Estipule o começo, o meio e o fim

Uma apresentação pode se tornar entediante quando a plateia não sabe quando começa ou termina. Para que isso não ocorra ao falar em público, você deve estipular o começo, meio e fim.

Comece cumprimentando os ouvintes, anuncie sobre o que vai falar, faça a apresentação e encerre fazendo um fechamento geral do que falou.

Ao transmitir a mensagem dessa forma, você cria um tipo de roteiro na mente dos ouvintes e os ajuda a gravar melhor o que você disse.

7- Mantenha uma postura correta

Manter uma postura correta é fundamental quando o assunto é falar bem em público. Não se apoie apenas em uma perna, não as deixe muito abertas nem muito fechadas, senão terá a sensação de balanço e transparecerá insegurança.

Tente se movimentar diante dos ouvintes, fazendo gestos que ajudam a destacar o conteúdo. Os gestos são importantes para dar ênfase para o que você está falando, mas tenha cautela para não exagerar e fazer com que os seus movimentos chamem mais a atenção do que a sua fala.

Não olhe apenas para uma pessoa enquanto está falando, o ideal é olhar para todos.

8- Tenha bom humor

É óbvio que você não precisa bancar o piadista, mas ter bom humor te ajuda a ficar mais relaxado e realizar uma boa apresentação em público. O bom humor também prende mais a atenção dos ouvintes e contribui para persuadi-los.

É importante ressaltar que o bom humor deve ser usado para criar um ambiente mais leve, entretanto com cautela, pois ficar o tempo todo fazendo graça irá diminuir a sua credibilidade.

9- Utilize recursos audiovisuais

Segundo um estudo, um conteúdo apresentado apenas verbalmente faz com que os ouvintes lembrem somente 10% do que foi falado, mas se forem utilizados recursos audiovisuais, eles podem se lembrar de até 65% do que foi dito.

Os vídeos, slides e imagens servem para reforçar a mensagem que está sendo passada, para prender a atenção do público e ainda te dão um fôlego para respirar e voltar a falar mais relaxado.

O conteúdo apresentado nos recursos audiovisuais deve estar relacionado ao material exposto.

falar em público

Falar em público não é tão difícil quanto parece. Treine e tente!

10- Fale com emoção!

Ninguém tem paciência para ouvir uma pessoa desanimada e sem ritmo, não é verdade? Então, não seja essa pessoa! Fale com emoção, com energia e entusiasmo.

Demonstre interesse e domínio sobre o que está falando para que as outras pessoas também possam se interessar. Usar a emoção corretamente ajuda a conquistar a atenção do público.

O que você acha de superar de vez a sua timidez e as dificuldades para falar bem em público?  Clique Aqui Agora e aprenda técnicas para ser um exímio orador!

Comentários

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0

Portal Educa Saúde | Cursos EAD na área de saúde